1º Ano Matutino

Professora Adriana Oliveira

Aula no 1º Ano Matutino - Sequências Didáticas

As sequências didáticas que priorizam a escrita pelo aluno na alfabetização inicial devem ser compostas por uma série de atividades focadas num conteúdo específico, em que uma etapa está ligada à outra.

Se o foco é a leitura, uma opção é ler com as crianças diferentes exemplares de um mesmo gênero, variadas obras de um mesmo autor, textos sobre um mesmo tema ou versões de uma mesma história.

Bons leitores literários estão atentos a novas e velhas histórias, conhecem gêneros e autores variados.

- Ampliar o repertório literário;
- Favorecer a troca de experiências de leitura;
- Fazer com que os estudantes observem características dos contos ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas.

Os alunos realizaram diversas atividades, entre elas: fantoches, leitura do poema Chapeuzinho e o Lobo de Lorena Gonzalez, visualização no projetor das páginas do livro A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho (Agnese Baruzzi e Sandro Natalini), visualização do filme Deu a louca no Chapeuzinho, entre outras.

Bingo de Letras

A professora Adriana, realiza com os alunos do 1º ano o Bingo de Letras que tem como objetivos:

- Estimular a alfabetização de maneira lúdica, brincando e aprendendo.

- Reconhecer as letras do alfabeto.

- Desenvolver a capacidade de competição, cumprir as regras do jogo.