A Escola

Histórico da Escola

Foi criada em 13 de dezembro de 1978, pelo Decreto Nº 1897, a Escola Reunida Elisa Gessele Orsi. A escola atenderia de 1ª a 4ª série do então 1º grau. O terreno situado a rua Isidoro Francisco da Silva sediou a construção da estrutura da nova escola.

Houve um pequeno atraso no início da nova escola devido ao terreno ser muito acidentado e foi determinado pela secretaria de educação que as atividades escolares deveriam funcionar no Ginásio Ivo Silveira. As atividades escolares tiveram início no dia 1º de março de 1979, com uma matrícula de 77 alunos.

Em 1980, ficou pronto o prédio escolar com duas salas de aula, um gabinete, uma cozinha, dois banheiros e com 143 alunos matriculados. Sua inauguração oficial deu-se em 13 de setembro de 1980.

Houve elevado acréscimo de alunos em 1985, e as dependências do prédio escolar foram ampliadas, sendo construída mais uma sala de aula e o gabinete onde funcionava a secretaria.

No ano de 1986 a Unidade escolar contava com 118 alunos matriculados, sendo assim a mesma passou de Escolas Reunidas para Grupo Escolar, pelo Decreto Nº. 3504 de 10 de setembro de 1986.

Em 13 de setembro de 2012 a escola comemora 32 anos.

Missão

Oferecer um ensino de qualidade contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos e preparados para enfrentar os desafios da sociedade através da produção de conhecimentos.

Visão

Ser reconhecida como uma escola que concretiza ideias de fraternidade e de cidadania; valoriza a criatividade com a diversidade e colabora na formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes na sociedade em constante mudança, com princípios éticos.

Valores

Incluir o ensino de valores com atitudes de: justiça, solidariedade, cooperação, diálogo e entusiasmo.

Objetivos

1- Assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos/800 horas de efetivo trabalho pedagógico;

2- Manter a frequência diária dos professores;

3- Incentivar a frequência dos alunos da Pré-escola ao 5º Ano;

4- Aumentar o índice de aprovação de 2º Ano ao 5º Ano;

5- Manter o índice nulo de reprovação por falta;

6- Reduzir o percentual de alunos defasados no Ensino Fundamental;

7- Aumentar o índice de alfabetização dos alunos do 2º Ano.

Elisa Gessele Orsi

Nasceu em Nova Trento, Santa Catarina, na data de 25 de setembro de 1894.

Mulher muito simples, trabalhava muito, teve pouca instrução, frequentou até a segunda série e sofria de asma. Participava muito da igreja, gostava muito de crianças, foi muito pobre e plantava para comer, porém foi uma pessoa muito bondosa, tinha por hábito ajudar as pessoas, mesmo que para isso fosse necessário tirar dela para ofertar ao seu próximo. Passou toda sua infância e juventude em sua terra natal.

Casou aos 20 anos com o senhor Afonso Orsi, nascido em Nova Trento no dia 24 de março de 1891. Ele trabalhava como ferreiro e os filhos ajudavam. O casal morou na cidade de Camboriú e se sempre se dedicaram a agricultura, plantando para seu próprio sustento.

Tiveram 12 filhos: Ana Orsi, Angelina Orsi, Assunta Orsi, Carolina Orsi, Claudina Orsi, José Afonso Orsi, Luis Afonso Orsi, Luzia Orsi, Maria Orsi, Avelina Elisa Orsi de Souza, Mario Orsi e Olga Orsi.

Dona Elisa Orsi além de agricultora, também foi parteira, fazendo os partos de graça, era muito corajosa quando fazia os partos, auxiliando as futuras mães, sempre que necessário.

Doou o terreno para a igreja para  a construção de uma capela onde hoje temos a nossa escola.

Quando o marido faleceu, em 17 de agosto de 1953, aos 62 anos de idade. Viúva, a senhora Elisa Gessele Orsi, continuou a morar no bairro Fazenda, próximo a alguns de seus filhos.

Faleceu na data de 30 de dezembro de 1969, com 75 anos de idade, sendo sepultada no Cemitério Municipal de Itajaí.